Hoje, ou melhor ontem, porque já passa da meia noite… a matriarca da minha família da parte materna fez 91 anos! Vocês conseguem imaginar a sensação de chegar aos 90 e tal anos? Esta minha querida avó materna, Olinda de seu nome, Linda para os amigos, chega aos 91 já um pouco confusa, muito cansada e chorosa porque diz que a morte está ao virar da esquina e sempre necessitou de atenção! Já o meu querido falecido avô materno chegou lúcido e um doce, sempre muito culto e erudito e sorridente mesmo aos 94!

Eu, neste momento, talvez seja capaz de olhar para a senhora minha mãe e perceber como serei aos 60 e tal anos, mas aos 90? impossível prever! Só sei que prefiro ser muito mais como o meu avô – que toda a vida se dedicou a aprender cada vez mais sobre tudo, várias línguas incluídas – do que como a minha avó!
Felizmente sei que vou ser, pois tal como o meu avô enquanto viver vou amar aprender! Aprender a cada dia a ser mais e melhor, acho que esse é o segredo da longevidade! Até lá estaremos por cá, sempre a aprender e a partilhar, até chegarmos ao objetivo de sermos milionárias e deixar um legado um legado do qual me orgulho!