Recentemente estive em Zurique e neste anos todos em que o meu mano e cunhadinha estão na Suíça, já conheço o país suficientemente bem de uma ponta à outra para conseguir denotar e falar sobre certas diferenças culturais muito interessantes face ao nosso bem amado Portugal, muitas com as quais poderíamos todos aprender qualquer coisita de jeito para uma vida saudável e feliz!
A verdade é que grandes cidades e pontos turísticos como Zurique, borbulham com vida, mas no entanto as pessoas que nela trabalham e vivem na sua periferia têm o devido descanso, e uma vida saudável e feliz em família, com muitos passeios ao ar livre, apesar do frio que lá se faz sentir em determinadas alturas do ano, por incrível que pareça!
Onde o meu irmão vive, em Dietlikon, ao fim de semana não existem centros comerciais abertos que nos restantes dias fecham às 20h as famílias podem ir a restaurantes e podem ir a bares que também não fecham tarde, mas não há cafés abertos depois das 15h durante a semana! A alternativa? passeiam… passeiam muito a pé famílias inteiras grupos de pessoas e os seus cães! E são felizes pois têm sempre um sorriso de volta para um sorriso e um simpático ” Grüezi Mitenand!” para nos dar!

Talvez sejam felizes porque ganham bem, ou porque a inflação esteja ainda apenas a 3 %! Talvez sejam mais felizes porque existe mais civismo e as pessoas não conduzem que nem tolas e não estacionam nos passeios ou em segunda fila… A verdade é que são muito mais felizes e a vida lá é mais leve e familiar e as pessoas têm uma maior qualidade de vida a olhos vistos!
E isso fez-me pensar porque é que Portugal, com tanta coisa boa não segue alguns bons exemplos deste País e destas pessoas… E por Portugal falo em cada um de nós! …
Porque não deixamos mais a cultura de shoppings, um estilo de vida mais sedentário, mais sisudo e automático para passarmos a ser mais ativos, conscientes, criativos, saudáveis e felizes em família? Porque não deixamos de estacionar em segunda fila ou em cima de um passeio mesmo que pareça que tem mesmo de ser?
Eu já faço a minha parte! A mim nunca me apanharão em segunda fila nem muito tempo em shoppings! Agora que fiz novas escolhas pessoais, que escolhi ser mais e melhor a cada dia e estou a conseguir ver os resultados que essas escolhas me trazem, não voltarei atrás! e vocês?