As pessoas não são só aquilo que parecem à vista!

Pois é, dei por mim a olhar para mim, por vezes e a comparar-me aos outros, mais especificamente a outros profissionais da área do marketing ou a alguns influencers do meio, mas depois lembrei-me que nós nunca sabemos mesmo tudo sobre os outros, não sabemos a sua história de vida… e que as pessoas não são só aquilo que parecem quando interagem connosco, mas particularmente online!

Olhando para mim, uma pessoa normal com uma atividade regular e considerável no digital, nomeadamente nas redes – longe de ser uma influencer, uma super micro influencer, talvez! – as pessoas que me seguem podem pensar que sou uma pessoa muito diferente daquilo que realmente sou!

Porque quando me seguem e vêm as minhas fotos e videos, não sabem que sou totalmente despigmentada e quase não tenho sobrancelhas que tenho que desenhar diariamente.

Não sabem que as minhas pestanas existem mas são totalmente brancas e que tenho que lhes aplicar rímel diariamente ou desembolsar uns trocos para fazer uma extensão de pestanas fio a fio para andar mais descontraída durante uns tempos!

Não sabem acima de tudo que tenho peladas no cabelo, que embora cresça sempre de novo, cresce despigmentado… para isso tenho uma panóplia de bons produtos que ajudam a disfarçar a coisa.

Por isso é que não podemos olhar para os outros apenas pela lente das redes sociais ou videos publicados no Youtube…

Há que entender que somos todos humanos e todos temos os nossos desafios e limitações diárias! E que certamente não vale a pena compararmo-nos com pessoas que só conhecemos através das redes ou online!

Porque as pessoas não são só aquilo que parecem e assumem publicamente. Nunca se esqueçam disso!

O segredo para uma comunicação eficaz segundo Aristóteles e a sua aplicabilidade no atual mundo digital!

O conhecido filósofo e orador grego Aristóteles, já há muitos anos atrás apontou os elementos essenciais de uma comunicação eficaz e impactante capaz de conectar verdadeiramente o orador com o seu público, mas nós temos andado distraídos!

Hoje, tal como na antiguidade clássica, os oradores públicos devem ser capazes de persuadir ou convencer o seu público, e de passar convenientemente e com impacto a sua mensagem. Daí que em plena era digital da febre da comunicação seja importante revisitar este grande filósofo e repensar a forma como andamos a comunicar.

O tema da Comunicação é incontornável nos dia que correm, pois …Não há Liderança, Estratégia, Motivação, Relacionamentos nem Compromisso das pessoas e, definitivamente, não há resultados para as marcas sem Comunicação!

O problema é quando a ânsia de comunicar atropela a comunicação e nos esquecemos que segundo os ensinamentos de Aristóteles existem coisas que devemos levar em conta quando comunicamos: os 3 pilares da arte da retórica… ou a arte do convencimento, logo de uma comunicação eficaz…

Ethos, Logos e Pathos

Ethos

Sim, o termo “ética” está implícito nessa palavra, o que já é bastante explicativo por si só. O ethos é a percepção que o público tem sobre a tua autoridade sobre o assunto sobre o qual estás a comunicar e a tua boa moral. Traduzindo para o nosso mundo atual com a febre da comunicação digital: não basta ser bom, leva algum tempo até os leitores do teu blog ou os teus seguidores entenderem que és bom em determinada área. Não esperes reconhecimento se não comunicares para isso mesmo. Em termos de produção de conteúdo, significa que podes modelar a percepção que o público tem de ti:

  • Partilha as tuas melhores experiências;
  • Usa uma linguagem amigável;
  • Mostra vontade real de ajudar;
  • E segurança em ensinar e aprender.

Se és um produtor de conteúdo web, com certeza identificas-te com esse tipo de comportamentos. A forma como comunicas transparecerá por certo a tua autoridade e conhecimento na matéria. Usa isso a teu favor para ganhares credibilidade junto da tua audiência.

Logos

Logos, lógica. O logos é como se houvesse um “espírito de razão” nos teus textos ou conteúdos. Para Aristóteles, o teu discurso não será convincente se não puderes provar logicamente o que está a ser dito. No universo do Marketing de Conteúdo isso é absolutamente comum. Muitas vezes isso é um diferencial gritante entre um bom e um mau conteúdo. Afinal, como te sentes quando vês um conteúdo cheio de promessas, ou um título chamativo que depois deixa as tuas expectativas frustradas? A ausência de logos afasta os leitores, ouvinte e seguidores. E, para não cometer esse erro crasso, é melhor tu:

  • Não seres ambíguo ou redundante. Explica com poucas palavras o máximo de significado que conseguires encontrar, não o contrário;
  • Não exageres na força das expressões. Faz só promessas que podes cumprir, não te rendas ao clickbait.
  • Ao falar sobre fatos e estudos, dá sempre os créditos e insere as fontes da tua pesquisa

Ainda dentro da lógica da Lógica, surge mais tarde aprofundada pelos estoicos e aplicada à audiência, que reforçava a importância de comunicamos para a audiência certa. Se o meu público quiser ouvir falar sobre os melhores golos ou escândalos da jornada não adianta eu falar sobre as melhores formas de nos mantermos saudáveis, poucos se irão interessar.

Pathos

Pathos, por consequência, vem da palavra “empatia”. É a capacidade de extrair a emoção do público e transmitir paixão pelo que se comunica! Não é à toa que até as emoções mais ruins atraem mais cliques e impressões. Por outras palavras, sentimentos convencem. A persuasão é amparada por um discurso emocionado. e é aí que entram os gatilhos mentais, que vão acender uma centelha de ideias na cabeça do teu público.

Para dispará-los, precisas de mostrar o teu pathos, mostrando a tua paixão pelo assunto do qual falas da seguinte forma:

  • Utiliza o storytelling para fazer o interlocutor ambientar-se na narrativa;
  • Dialoga com a tua persona. Faz perguntas, fala dos problemas que ela enfrenta e gostarias de ajudar a solucionar;
  • Toma o controle da narrativa. Utiliza ganchos para conectar as frases e deixar a escrita fluida. Assim, o interlocutor deixar-se-á guiar pelo teu tom, às vezes sem perceber.
  • Encerra com frases de efeito e guarda os momentos mais “emocionantes” para o fim, criando uma expectativa forte no leitor.

Infelizmente, atualmente, na ânsia de comunicar que referi inicialmente, muitas marcas se esquecem destas boas práticas com  2300 anos e despejam todo o tipo de conteúdo em tudo quanto é lado, ao invés de tentar estabelecer uma comunicação e relacionamento eficaz com as audiências que fazem mais sentido para elas.

Deixo aqui a sugestão para os atuais gestores de Marketing Digital. Estudem mais sobre a retórica de Aristóteles e sobre os estoicos e aprendam melhor a arte da comunicação e do convencimento!

Transformação física e transformação mental: afinal qual é normal acontecer primeiro?

Olho em meu redor para a vida de muitas pessoas transformadas ou em processo de transformação e não consigo muito bem perceber o que é que acontece primeiro, se é a transformação física ou a transformação mental…

Até no meu próprio caso, sinceramente, não consegui distinguir muito bem…

A dada altura houve algo em mim que eu quis mudar, pois estava a aproximar-me dos 40, no desleixo do pós confinamento e sentia-me há muito tempo parada sem atividade física e presa às minhas crenças! Teve que haver obviamente uma mudança de mind -set do “Custa muito ser saudável!” para o “Só custa é começar!”.

Já tinha decidido mudar para um estilo de vida mais saudável aquando do embate do primeiro comentário menos positivo relativamente ao meu desleixo físico, mas faltava-me a possibilidade de o fazer de forma acompanhada e adaptada ao meu ritmo! Acompanhada sim, porque é mesmo preciso incentivo, motivação e informação útil e fidedigna à nossa volta para conseguir seguir um plano alimentar e de treinos todos os dias!

Eu tive a sorte de encontrar no meu caminho a Kelly Baron e o seu projeto de fitness motivacional com a Renata Roche como PT e um monte de mulheres maravilhosas que seguem junto comigo o mesmo plano nutricional e de treinos, apesar de cada uma treinar e gerir o que dedica do seu tempo “á causa”! Treinamos juntas, conversamos, trocamos dicas, receitas, experiências e não fui só eu que me transformei… todas elas também…. transformamo-nos juntas a cada dia e isso é lindo!

No início custa sempre, depois já não custa tanto, mas há sempre dias em que é tudo muito mais complicado e que precisamos contar com apoio para simplificar e ultrapassar essas complicações!

Em pouco tempo a transformação física tornou-se visível, mas a transformação plena, mental ainda não, embora tivesse sido o início de todo um processo…. A minha transformação física fez-me querer evoluir e fez crescer e muito a vontade de continuar a dar aso à minha transformação total!

Então comecei a fazer cursos de coaching, PNL, liderar com eneagrama e desenvolvimento pessoal e auto-performance, enquanto solidificava hábitos diários importantes como: beber 2 copos de água pela manhã ao acordar, praticar pelo menos 8 minutos da técnica do abdominal hipopressivo, tomar o meu shot de imunidade e o meu café termogênico (cujas novas receitas vos passarei em breve) , treinar além do que me era pedido como mínimo, a fazer cardio de pelo menos 30 minutos, ler, passar mais tempo de qualidade com a família, e cozinhar a minha própria comida de forma saudável (ou seja nada de processado, tudo sem açúcar branco, com o mínimo de hidratos de carbono, com gorduras boas, muitas sementes, vegetais e frutos secos)!

Pratiquei também muitos exercícios de criatividade e produtividade e alta performance que fui aprendendo nesses cursos que me inscrevi (principalmente aquelas que fiz com o Manuel Manero e com o Fábio Costa) e quando dei por mim estava sempre a por em prática novas ideias que surgiam a toda a hora, sempre a repensar formas mais simples, eficazes e mais saudáveis de fazer as coisas. Subitamente os hábitos e as práticas enraizaram-se tanto que já não precisava mais de seguir planos, receitas, ou remédios para maleitas, tudo se tornou natural! Tornei-me 100 % saudável e passei a descomplicar e fazer sempre tudo por intuição, e ao reconhecer a minha força e talento criativo no decorrer deste tempo em que me dediquei a conhecer-me e a valorizar-me, consegui chegar a um patamar de desenvolvimento pessoal e de produtividade onde nunca tinha estado antes!

No fundo, como estamos sempre a crescer e a transformar-nos na nossa melhor versão, talvez possa concluir que afinal isto é quase como a história do ovo e da galinha e qual apareceu primeiro! Ao longo da vida passamos por muitas transformações físicas e mentais, mas é muito difícil perceber qual destas transformações ocorre primeiro! E se ocorrem sempre em simultâneo num caminho de transformação pessoal?

Seja como for, da minha experiência fica a certeza que tudo na vida é uma questão de mind-set certo e alinhamento com o nosso propósito de vida. Porque a partir daí, primeiro construímos os nossos hábitos e depois os hábitos constroem-nos a nós!