Diferenças culturais e nada mais!

Recentemente estive em Zurique e neste anos todos em que o meu mano e cunhadinha estão na Suíça, já conheço o país suficientemente bem de uma ponta à outra para conseguir denotar e falar sobre certas diferenças culturais muito interessantes face ao nosso bem amado Portugal, muitas com as quais poderíamos todos aprender qualquer coisita de jeito para uma vida saudável e feliz!

A verdade é que grandes cidades e pontos turísticos como Zurique, borbulham com vida, mas no entanto as pessoas que nela trabalham e vivem na sua periferia têm o devido descanso, e uma vida saudável e feliz em família, com muitos passeios ao ar livre, apesar do frio que lá se faz sentir em determinadas alturas do ano, por incrível que pareça!

Onde o meu irmão vive, em Dietlikon, ao fim de semana não existem centros comerciais abertos que nos restantes dias fecham às 20h as famílias podem ir a restaurantes e podem ir a bares que também não fecham tarde, mas não há cafés abertos depois das 15h durante a semana! A alternativa? passeiam… passeiam muito a pé famílias inteiras grupos de pessoas e os seus cães! E são felizes pois têm sempre um sorriso de volta para um sorriso e um simpático ” Grüezi Mitenand!” para nos dar!

Talvez sejam felizes porque ganham bem, ou porque a inflação esteja ainda apenas a 3 %! Talvez sejam mais felizes porque existe mais civismo e as pessoas não conduzem que nem tolas e não estacionam nos passeios ou em segunda fila… A verdade é que são muito mais felizes e a vida lá é mais leve e familiar e as pessoas têm uma maior qualidade de vida a olhos vistos!

E isso fez-me pensar porque é que Portugal, com tanta coisa boa não segue alguns bons exemplos deste País e destas pessoas… E por Portugal falo em cada um de nós! …

Porque não deixamos mais a cultura de shoppings, um estilo de vida mais sedentário, mais sisudo e automático para passarmos a ser mais ativos, conscientes, criativos, saudáveis e felizes em família? Porque não deixamos de estacionar em segunda fila ou em cima de um passeio mesmo que pareça que tem mesmo de ser?

Eu já faço a minha parte! A mim nunca me apanharão em segunda fila nem muito tempo em shoppings! Agora que fiz novas escolhas pessoais, que escolhi ser mais e melhor a cada dia e estou a conseguir ver os resultados que essas escolhas me trazem, não voltarei atrás! e vocês?

Transformação física e transformação mental: afinal qual é normal acontecer primeiro?

Olho em meu redor para a vida de muitas pessoas transformadas ou em processo de transformação e não consigo muito bem perceber o que é que acontece primeiro, se é a transformação física ou a transformação mental…

Até no meu próprio caso, sinceramente, não consegui distinguir muito bem…

A dada altura houve algo em mim que eu quis mudar, pois estava a aproximar-me dos 40, no desleixo do pós confinamento e sentia-me há muito tempo parada sem atividade física e presa às minhas crenças! Teve que haver obviamente uma mudança de mind -set do “Custa muito ser saudável!” para o “Só custa é começar!”.

Já tinha decidido mudar para um estilo de vida mais saudável aquando do embate do primeiro comentário menos positivo relativamente ao meu desleixo físico, mas faltava-me a possibilidade de o fazer de forma acompanhada e adaptada ao meu ritmo! Acompanhada sim, porque é mesmo preciso incentivo, motivação e informação útil e fidedigna à nossa volta para conseguir seguir um plano alimentar e de treinos todos os dias!

Eu tive a sorte de encontrar no meu caminho a Kelly Baron e o seu projeto de fitness motivacional com a Renata Roche como PT e um monte de mulheres maravilhosas que seguem junto comigo o mesmo plano nutricional e de treinos, apesar de cada uma treinar e gerir o que dedica do seu tempo “á causa”! Treinamos juntas, conversamos, trocamos dicas, receitas, experiências e não fui só eu que me transformei… todas elas também…. transformamo-nos juntas a cada dia e isso é lindo!

No início custa sempre, depois já não custa tanto, mas há sempre dias em que é tudo muito mais complicado e que precisamos contar com apoio para simplificar e ultrapassar essas complicações!

Em pouco tempo a transformação física tornou-se visível, mas a transformação plena, mental ainda não, embora tivesse sido o início de todo um processo…. A minha transformação física fez-me querer evoluir e fez crescer e muito a vontade de continuar a dar aso à minha transformação total!

Então comecei a fazer cursos de coaching, PNL, liderar com eneagrama e desenvolvimento pessoal e auto-performance, enquanto solidificava hábitos diários importantes como: beber 2 copos de água pela manhã ao acordar, praticar pelo menos 8 minutos da técnica do abdominal hipopressivo, tomar o meu shot de imunidade e o meu café termogênico (cujas novas receitas vos passarei em breve) , treinar além do que me era pedido como mínimo, a fazer cardio de pelo menos 30 minutos, ler, passar mais tempo de qualidade com a família, e cozinhar a minha própria comida de forma saudável (ou seja nada de processado, tudo sem açúcar branco, com o mínimo de hidratos de carbono, com gorduras boas, muitas sementes, vegetais e frutos secos)!

Pratiquei também muitos exercícios de criatividade e produtividade e alta performance que fui aprendendo nesses cursos que me inscrevi (principalmente aquelas que fiz com o Manuel Manero e com o Fábio Costa) e quando dei por mim estava sempre a por em prática novas ideias que surgiam a toda a hora, sempre a repensar formas mais simples, eficazes e mais saudáveis de fazer as coisas. Subitamente os hábitos e as práticas enraizaram-se tanto que já não precisava mais de seguir planos, receitas, ou remédios para maleitas, tudo se tornou natural! Tornei-me 100 % saudável e passei a descomplicar e fazer sempre tudo por intuição, e ao reconhecer a minha força e talento criativo no decorrer deste tempo em que me dediquei a conhecer-me e a valorizar-me, consegui chegar a um patamar de desenvolvimento pessoal e de produtividade onde nunca tinha estado antes!

No fundo, como estamos sempre a crescer e a transformar-nos na nossa melhor versão, talvez possa concluir que afinal isto é quase como a história do ovo e da galinha e qual apareceu primeiro! Ao longo da vida passamos por muitas transformações físicas e mentais, mas é muito difícil perceber qual destas transformações ocorre primeiro! E se ocorrem sempre em simultâneo num caminho de transformação pessoal?

Seja como for, da minha experiência fica a certeza que tudo na vida é uma questão de mind-set certo e alinhamento com o nosso propósito de vida. Porque a partir daí, primeiro construímos os nossos hábitos e depois os hábitos constroem-nos a nós!

“Pão de ló de Ovar” saudável?! Verdade, e aqui vai a Receita!

Parece tão delicioso e proibido, mas é totalmente saudável e sem açúcar branco! Não é ultra rápido de se fazer porque vai ao forno, mas é muito simples e podemos deixá-lo a cozinhar enquanto tratamos de outras coisas! Receitas assim dão jeito para quando estamos em modo “multitasking” e queremos fazer tudo ao mesmo tempo!

Para começar vais precisar de:

6 colheres de sopa de iogurte grego magro
5 colheres de sopa de pudim proteico de caramelo
2 col. de sopa de manteiga de amendoim crocante
5 colheres de sopa de geleia de agave
5 colheres de sopa de farinha integral de aveia
5 colheres de sopa de farinha integral de espelta

1 colher de sobremesa de fermento
2 colheres de sopa de farinha de coco

75 g de chocolate negro sem açúcar 75% ou mais partido em pepitas

Depois é misturar tudo muito bem misturado numa tigela, e colocar numa forma daquelas com fundo removível forrada a papel vegetal a massa da mistela ,para levar ao forno a 180 ºC durante 30 a 40 minutos.

(Lembrem-se que em fornos ventilados demora menos tempo a ficar pronto).

Passado esse tempo, é só desenformar (mantendo o papel vegetal ou não, dependendo do grau de humidade do bolito) e desfrutar desta espécie de pão de ló de Ovar saudável, com um twist no sabor!

Experimentem, não custa nada e fica mesmo muito bom!

Pão de Ló Húmido Saudável

Crise da meia-idade: afinal pode não ser uma crise, mas o despertar da autoconsciência e da busca pela genuína realização!

Pois é, de facto, e por experiencia própria, posso constatar que esta coisa da crise da meia-idade não é bem uma crise, mas um processo do despertar da autoconsciência, do autoconhecimento e das nossas necessidades de desenvolvimento pessoal!

Passo a explicar: crescer e evoluir dói sempre e a autodescoberta é desconfortável. De facto é muito mais simples viver em piloto automático, sempre em modo reativo, a fazer o que é suposto sem perceber muito bem porquê! Daí que a sociedade lhe chame de crise…. é uma luta, mas revela-se numa ou neste caso em várias oportunidades.

No meu caso coincidiu com a entrada nos 40, com a pandemia, o confinamento, a perda do meu emprego, com um susto de um tumor mamário, com a perda da auto confiança e de saúde! Com tudo o que aconteceu acabei por investir em cursos, formações, projetos que foram super importantes para despoletar a minha jornada de transformação, mas que me deixaram exausta, esgotada, deprimida, derrotada!

Valeram-me a minha força e alegria de viver, assim como o meu foco em ser realmente saudável, na alimentação, no estilo de vida. Mantive-me à tona e descobri o que tinha começar a fazer para ser feliz e pouco a pouco comecei a faze-lo, cada vez melhor.

Foram nascendo muitas receitas, fui descobrindo muitas dicas criativas para simplificarem a minha vida, foram brotando projetos após formações e mentorias.

Andei ausente pois estive a preparar cursos de marketing digital completos, estive a fazer consultoria criativa para pelo menos 8 clientes novos, e a preparar o lançamento de 2 negócios que me permitem maximizar e fazer evoluir o meu potencial criativo, várias amizades e paixões! Como a moda, a comunicação, o design de peças de vestuário únicas, o convívio, o passear pela minha cidade com pessoas e por sítios incríveis para se fotografar e memorizar…

Assim nascem também a Porto Sweet Clicks e a T-shirts q´ falam dois projetos que iniciam quando eu e a minha amiga Sandra tivemos, cada uma à sua maneira, uma epifania durante processos de desenvolvimento pessoal intensos, mas maravilhosos.

www.portosweetclicks.com
qwww.tshirtsqfalam.com

Por isso tenho andado satisfeita com esta nossa “crise de meia idade”, em que estamos a crescer e a melhorar, passo a passo tudo em nós e nas nossas vidas.

Para já queremos criar mais juntas e partilhar mensagens e imagens bonitas com o mundo e convosco!

Prometo que vou continuar a publicar receitas, particularmente de doces saudáveis, que vou partilhando convosco novidades e dicas para continuarem a acompanhar a minha jornada, que espero que vos inspire a viverem cada vez mais saudáveis, criativos e felizes!